A Questão Palestina
A ideia de sobrepujar um povo, a propósito de explorá-lo e torná-lo dependente política e economicamente, ou mesmo, de apenas segregá-lo a um espaço fechado, tomando-lhe suas terras para uso próprio, impondo-lhe opressão e injustiça, acarreta uma justificativa moral que serve de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico e científico.
A razão primordial e indiscutível desse sistema supõe a existência de uma verdade absoluta e determinante da realidade: o princípio único, o mundo totalizador, o mundo globalizado. O resultado é a estratificação da sociedade.
Dessa estratificação surge a justificativa fundamental para o racismo e a segregação. O subdesenvolvimento aparece como resultado do desenvolvimento.
E dessa mecânica de exploração, dessa geografia da expansão e do domínio de poucas nações sobre a grande maioria, o capitalismo internacional, racionalizado pela soberania dos Estados e dos exércitos fortes, através do disfarce civilizatório do projeto colonialista, mantém-se intocável e impune.
E aí, eu fico pensando com as minhas ideias. Por que, os Estados Unidos e Israel mantém o interesse que a questão da Palestina permaneça sem solução? Com o fim da Guerra Fria, como manter a economia militar em funcionamento? Os palestinos estão condenados a não terem o seu próprio Estado? Qual a diferença entre Estado e Nação?
A nação palestina tem perdido seu espaço terrestre e a sua própria liberdade, desde a construção do Estado de Israel, em 1948. Tudo na Palestina é uma grande brutalidade, uma hipocrisia que se esconde na disputa pelas terras árabes.
Link 1 – Guerra Fria
Link 2 – Guerra Fria
Link 3 – Crise Palestina (Veja On-Line)
Link 4 – 6 Conflitos em Gaza: entenda a Guerra entre Israel e os Palestinos…
Link 5 – Conflito Israelo X Palestino
Link 6 – Israel
Leave a Reply